segunda-feira, 11 de abril de 2016

MINI FURADEIRA PARA CIRCUITO IMPRESSO

MINI FURADEIRA PARA CIRCUITO IMPRESSO

Após muita pesquisa na internet, pude ver que muita gente tem se empenhado em construir utensílios que os auxiliem em seus afazeres  e um deles foi esse pratico modelo de furadeira para perfuração de placas de circuito impresso sendo assim, dediquei algumas horas do meu tempo tentando projetar e construir um equipamento que atendesse  essa finalidade.
Muitos se aventuraram em construir suas "Gambiarras Maravilhosas"  valendo-se dos conhecimentos, materiais e ferramentas que tinham a sua disposição e com isso, podemos encontrar os mais variados tipos de artefatos criados a partir de muita imaginação e criatividade de seus mentores.

Ao iniciar este projeto a ideia inicial era a de  criar algo que fosse prático, de baixo custo e com materiais de fácil aquisição no mercado.

Concluida a fase inicial, na prancheta, parti para a montagem propriamente dita e após a finalização, pude ver que melhorias poderiam ser acrescentadas ao dispositivo tais como, um sistema de alavanca com retorno por mola, o que facilita em muito a operação de perfuração, semelhantemente aos modelos tradicionais de bancada, um sistema liga/desliga com uma micro switch, para poupar energia e obviamente aumentar a vida útil do motor e quem sabe uma lampada led.

Optei por um micro motor de escovas, 12 V DC, com 18200 rpm,  da Akiyama, o qual proporciona um furo perfeito e preciso. com brocas de 0,5 a 3,0 mm. Alem de ser mais em conta e encontrado facilmente em sites de venda de produtos para Robótica. Não experimentei usar um de imã permanente devido ao alto custo e baixo torque. Alem do mais, uma fonte de 12 V DC é bem mais fácil de se encontrar. Como fonte de alimentação estou utilizando uma bateria 12V, dessas utilizadas em  centrais de alarmes residenciais. De motocicleta também serve. Excelentes pelo tamanho e pela corrente de saída.
Sendo uma fonte que forneça pelo menos 8 Amperes, pode-se também utilizar outros modelos.

De inicio, o motor pareceu ser um pouco barulhento, em compensação, esse modelo garante um excelente torque. O eixo não trava, mesmo usando brocas de 3 mm.

Utilizei um micro mandril de aperto rápido, com pinças intercambiáveis que utilizam  brocas de 0,5 a 3,0 mm, também facilmente encontrados em sites chineses e a baixo custo.

Este ainda é um projeto piloto, o qual pretendo ainda incluir outras melhorias tais como, um controle de velocidade, um casulo para acondicionar melhor o motorzinho e abafar um pouco mais o ruido, algo para acomodar melhor os cabinhos de alimentação, etc.

Materiais que utilizei: 

Cantoneira de 1/2" X 1/8"  
Parafusos M5 X 10 mm      
Parafusos M5 X 15 mm     
Barra retangular de aluminio  10X 15 mm
Barra Chata de aluminio 3/4" X 1/8
Conector automotivo
Mola 3/4" X 2"
Motor 12 V DC 18500 rpm
Mini Mandril
Micro Switch
Barra Chata aço carbono 1/2" X 1/8"
Barra redonda  aço carbono 3/8"
30 cm cabo preto e vermelho 1,5 mm
02 garras jacaré, preta e vermelha
Plug P4 macho
Plug P4 femea para painel
Tinta martelada verde
Base de madeira










Como todo blog que se preza eis aqui um videozinho da furadeirinha em ação.




                                     


Como todo protótipo, falhas podem ocorrer e ajustes se tornem necessários. Se Você gostou desta ideia e quiser sugerir alguma melhoria, por favor sinta-se a vontade para deixar um comentario.

Meu contato: kaduskye@gmail.com

Obrigado!

14 comentários:

  1. parabéns , ficou muito bom seu projeto . Preciso montar algo assim , mas onde arrumar esse trilho de alumínio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcial. obrigado pelo seu comentario. Esses trilhos mandei fazer numa ferramentaria. Blz?
      Abração

      Excluir
  2. Meus parabéns, um excelente projeto! Fiquei com vontade e vou fazer um também!

    ResponderExcluir
  3. FICOU BOM. IDÉIA BOA MUITA GENTE TEM, MAS APENAS POUCOS A EXECUTAM. É O SEU CASO, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado!!! Fico feliz pelo apoio e em saber que Vc faz parte de um seleto grupo de pessoas que têm a sensibilidade de reconhecer um trabalho bem feito e dar o devido valor. Valeu mesmo. Abração e boa sorte.

      Excluir
  4. Achei sua ideia muito bacana.. tu está de parabéns.. tu poderia me dizer que tipo de motorzinho vc usa pfvr.. obrigado e sucesso nas suas invenções..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Obrigado pelos elogios.
      Este motor é da marca AKIYAMA AK555/390ML12S18200C
      Vc poderá encontrar na loja ROBOCORE. Muito bom e o mais em conta na loja. Na época paguei 25,00. Blz?

      Excluir
  5. Respostas
    1. Meu amigo, pra ser sincero não conheço esse tipo de motor e não saberia te dar essa informação, mas, de antemão te digo que esse que uso é excelente, barato, bem dimensionado, alta rotação ( o que é excelente para brocas finas). Comprei no site da ROBOCORE.
      Este motor é da marca AKIYAMA AK555/390ML12S18200C
      BLZ?

      Excluir
  6. Olá, gostaria de saber onde eu posso comprar o conector da ponta do eixo do motor ?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir